Promotor
A Oficina CIPRL
Breve Introdução
A programação da primeira semana no palco principal do Guimarães Jazz ficará concluída com a estreia neste palco de Fred Hersch, um compositor e instrumentista que é por muitos considerado um dos pianistas mais importantes da música contemporânea. O prestígio de Hersch é o resultado de uma atividade prolífica e multifacetada ao longo dos últimos quarenta anos, tanto em nome próprio, com uma obra documentada em mais de sessenta álbuns como solista, líder ou co-líder de formação, ou como sideman de grandes figuras do jazz como Joe Henderson, Stan Getz ou Bill Frisell, entre muitos outros. Nesta edição do festival, Hersch atuará com o seu trio num formato clássico de piano/contrabaixo/bateria, ao lado de dois músicos excecionais, para um concerto que, tendo em conta a qualidade superlativa dos instrumentistas envolvidos, se antecipa poder constituir um dos momentos altos desta edição do festival.
Fred Hersch nasceu em Cincinatti, Ohio (EUA), em 1965, e iniciou os seus estudos de piano aos quatro anos. O seu interesse no jazz é despertado durante a adolescência e, nessa altura, começa ativamente a atuar integrado em ensembles jazzísticos locais, tendo posteriormente prosseguido formação académica no Conservatório de New England, onde começa a destacar-se pelas suas capacidades invulgares de execução e composição. Em 1977 Hersch muda-se para Nova Iorque e conhece uma das suas primeiras experiências de relevo no jazz pelas mãos de Art Farmer, que o convida a integrar a sua banda, colaboração a que se seguiram nos anos imediatamente subsequentes muitas outras parcerias com nomes de relevo, entre os quais podemos destacar os de Jane Ira Bloom, Toots Thielemans ou Eddie Daniels. Em 1984 Hersch funda o seu primeiro trio e grava o álbum “Horizons” e, desde então, esta formação editou mais de uma dezena de registos discográficos, incluindo o mais recente “The Surrounding Green”, ao lado de Drew Gress e Joey Baron, dois grandes instrumentistas do jazz contemporâneo e cúmplices de longa data do pianista. Em paralelo à sua atividade como líder ou co-líder de vários grupos em formatos muitos distintos, Fred Hersch é o criador de uma obra composicional significativa, com mais de setenta e cinco composições em seu nome, uma dimensão do seu trabalho que é marcada pelas relações com outras formas de expressão artística. Neste capítulo específico da sua atividade criativa, podemos destacar a peça multimédia de jazz, teatro e vídeo “My Coma Dreams”, inspirada pelos problemas de saúde com os quais convive desde que foi diagnosticado com SIDA, e o seu projeto de adaptação da poesia de Walt Whitman para duas vozes e octeto instrumental. De referir, por último, que complementarmente à dimensão autoral da sua obra, Fred Hersch apresenta um historial longo e extremamente rico de colaborações que não tem abrandado com o tempo, entre as quais os recentes duos com Enrico Rava e Esperanza Spalding.
Preços
15,00€ | 10,00€ c/d
DESCONTOS:
Cartão Jovem I Estudante I Menores de 30 anos I Pessoas com deficiência.
Maiores de 65 anos e Quadrilátero com desconto de 50%.
Aquisição de bilhetes para 2 espetáculos diferentes, desconto de 10% | Aquisição de bilhetes para 3 espetáculos diferentes, desconto de 20% | Aquisição de bilhetes para 4 espetáculos diferentes, desconto de 30%.