Promotor
A Oficina CIPRL
Breve Introdução
Na 34ª edição do Guimarães Jazz, a parceria entre o coletivo Sonoscopia e o festival deslocaliza o seu centro de gravidade geográfico para as latitudes nórdicas da criação europeia, mais concretamente a Bélgica e a Noruega, dois dos epicentros fundamentais da cena de experimentação nas margens do jazz canónico que vão exercendo uma cada vez mais visível influência sobre as tendências mainstream da música contemporânea.
O trio Kvelvane – Østvang – Vermeulen é composto por três músicos que navegam livremente as múltiplas correntes estéticas que afluem na criação musical do presente, inovando com os seus próprios estilos pessoais em linguagens que, apesar de progressivamente consolidadas pelo efeito de pressão do tempo, estão em permanente mutação. Um projeto ainda nos seus primeiros passos de afirmação no circuito da improvisação e do jazz, este trio de saxofone/contrabaixo e bateria resulta do encontro espontâneo de três instrumentistas interessados na disrupção de géneros e na procura projetiva de novos idiomas adaptados a uma contemporaneidade em fluxo, uma na qual as barreiras geográficas e musicais deixaram há muito de ser obstáculos à criação, sendo agora os eixos que mantém a plataforma musical em permanente rotação.
Heidi Kvelvane é uma jovem saxofonista norueguesa com formação em jazz pela Grieg Academy de Bergen. O seu trabalho nos anos mais recentes do contexto do circuito de improvisação da Noruega, uma das mais dinâmicas na Europa, ao lado de nomes prestigiados como Per Zanussi e Paal Nilssen-Love, tem merecido destaque e conduziu a outras colaborações de natureza internacional, nomeadamente o trio com o lendário baterista Han Bennink e o guitarrista Terrie Ex. Para além da sua atividade colaborativa, Kvelvane é líder do seu próprio trio e do projeto Bankvelv, ao mesmo tempo que é membro regular da Bergen Big Band.
Baterista, improvisador e compositor formado pelos Conservatórios de Paris e Amesterdão, Tollef Østvang é atualmente uma das figuras centrais da cena musical de Trondheim, Noruega, fruto de um trabalho intenso e diversificado nos campos do jazz e da improvisação. Østvang lidera vários projetos próprios e tem-se envolvido ao longo do tempo em colaborações com músicos relevantes do jazz contemporâneo como Joe McPhee, Trevor Watts ou Tomeka Reida (que também atuará nesta edição do festival), ao mesmo tempo que é também curador de festivais e concertos de música alternativa.
Nils Vermeulen é um contrabaixista com uma atividade multifacetada que inclui, para além da criação estritamente musical, a investigação em acústica e a construção de instrumentos não-convencionais. Membro do coletivo Troika <3 e de vários ensembles ativos nos territórios do free jazz, da improvisação e da música clássica contemporânea, Vermeulen colaborou o longo da sua carreira com inúmeros nomes de relevo do jazz, como Paul Lytton ou William Parker, ou com músicos emergentes na cena europeia de improvisação das últimas duas décadas, entre eles o trompetista português Luís Vicente e a violinista Elisabeth Klinck.
Ficha Artística
Heidi Kvelvane saxofone
Tollef Østvang bateria
Nils Vermeulen contrabaixo
Preços
10,00 eur / 7,50 eur c/d
Descontos:
Menores de 30 anos e Estudantes | Pessoas com deficiência e acompanhante | Sócios do Convívio Ass. Cultural
Maiores de 65 anos: desconto 50% | Cartão Quadrilátero Cultural: desconto 50%
-
desconto 10% 2 concertos à escolha | desconto 20% 3 concertos à escolha | desconto 30% 4 concertos à escolha