Promotor
Câmara Municipal de Loulé
Sinopse
Tahiti! é uma ‘double bill’ da ópera Trouble in Tahiti (1952) de Leonard Bernstein e de Pacific Pleasures (2016-17) de Alannah Marie Halay com libreto de Jorge Balça.
Pacific Pleasures terá a sua estreia nacional com esta produção.
Num subúrbio residencial como tantos outros, Tahiti! conta a história de um jovem casal, Sam e Dinah, que descobrem que tudo o que sempre quiseram, não os fez felizes. Têm ainda de encontrar o seu Tahiti.
Esta produção recorre a uma variedade de estratégias e ferramentas dramáticas, como teatro físico e teatro de marionetas que, em colaboração com o MAC/CCB, são inspiradas na obra de Paula Rego. Tahiti! imagina uma vida para as duas personagens principais antes da ópera de Bernstein, que começa com uma discussão. Como é que Sam e Dinah se tornaram tão infelizes? E até que ponto as suas vidas já estavam mapeadas antes de eles as começarem a viver? E quanto domínio é que eles realmente têm sobre as suas vidas?
Ficha Artística
Encenação e Cenografia: Jorge Balça
Direção Musical: Pablo Urbina
Produção Executiva e Gestão Financeira: Sara Lamares / Fadas e Elfos – Associação Cultural
Desenho de Luz: Wilma Moutinho
Operação de Luz (Cineteatro Louletano e Pequeno Auditório Centro Cultural de Belém): Tiago Coelho
Adereços e Caracterização: Nuno Esteves (Blue)
Design e Construção de Marionetas: Natacha Costa Pereira / S.A.Marionetas
Coordenação de Manipulação de Marionetas: José Manuel Valbom Gil, Natacha Costa Pereira, Sofia Olivença Vinagre / S.A. Marionetas
Direção de Cena: Ana Paula Meneses
Correpetição: Bernardo Marques
Assessoria de Imprensa: Ana Abrantes e Sara Battesti
Registo de Vídeo: Bruno Canas
Registo Fotográfico: Bruno Simão
Tradução e Legendagem: Jorge Balça
Elenco
Mezzo-soprano: Inês Constantino
Barítono: Ricardo Panela
Barítono: Rui Baeta
Tenor: Leonel Pinheiro
Soprano: Sofia Marafona
Marionetistas: Ana Rebelo e Luís Godinho / S.A. Marionetas
Orquestra
Violinos: Laurentiu Simões e Helena Duarte
Viola: Ângela Silva
Violoncelo: Mikhail Shumov
Contrabaixo: Bruno Carneiro
Oboé: Luís Figueiredo
Fagote: Catarina Avelãs
Flauta: Stefania Bernardi
Clarinete: A anunciar
Trompete: Jorge Pereira
Trompa: André Gomes
Percussão: José Ramalho
Piano: A anunciar
Trombone: A anunciar
Coprodução: Fadas e Elfos – Associação Cultural e Orquestra do Algarve
Apoios: Câmara Municipal de Lagoa, Câmara Municipal de Loulé, Centro Cultural de Belém, Câmara Municipal de Lagos, Égide - Associação Portuguesa das Artes, Junta de Freguesia da Misericórdia
Apoio Institucional: Plano Nacional das Artes, Universidade do Algarve
Este projeto é apoiado pela República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto I DGARTES – Direção-Geral das Artes
Notas Suplementares
JORGE BALÇA
Jorge Balça construiu a sua carreira entre Londres, Portugal e Amesterdão, colaborando com várias instituições europeias.
Em Portugal, encenou recentemente produções no Teatro das Figuras em Faro (a ópera O Principezinho de Rachel Portman), no Centro Cultural de Belém (as óperas L’Heure Espagnole de Maurice Ravel e The Turn of the Screw de Benjamin Britten) e no Festival de Ópera de Óbidos (La Fille du Régiment de Gaetano Donizetti e La Voix Humaine de Francis Poulenc).
Com um especial interesse em projetos colaborativos e site-specific, o seu trabalho como encenador e criador é inventivo e visualmente rico.
É investigador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação e professor de Encenação na Escola Superior de Teatro e Cinema.
PABLO URBINA
A direção musical está a cargo de Pablo Urbina, Maestro Titular da Orquestra do Algarve e Diretor Principal da Orquestra Vitae de Londres.
Formado no Royal College of Music, Urbina tem dirigido orquestras em quatro continentes, colaborando com diversas instituições, incluindo a Royal Liverpool Philharmonic, Hong Kong City Chamber Orchestra, Orquestra da Rádio Televisão Espanhola e a Ópera de Tenerife.
Pablo acredita que a música deve estar ao serviço da sociedade, mantendo uma colaboração ativa em projetos sociais e educativos.
Paralelamente, o maestro desenvolve uma investigação no campo da liderança criativa, sendo embaixador da The Amber Trust, uma organização que apoia pessoas cegas e com deficiência visual através da música.
Informações Adicionais
A Fila B do 1.º Balcão e as Filas B e E do 2.º Balcão apresentam visibilidade reduzida.
Preços
Preço: 10 €
Descontos Disponíveis:
» Entrada gratuita para todas as pessoas com necessidades específicas, crianças até aos 12 anos e portadores do cartão sénior da Câmara Municipal de Loulé (disponível apenas mediante levantamento de ingresso na bilheteira física)
» Cartão de Amigo aplicável
» 50% para funcionários da Câmara Municipal de Loulé, mediante a apresentação de cartão (disponível apenas na bilheteira física)
» 50% para Bilhete de Grupo (10 pessoas, disponível apenas na bilheteira física)
» 30% para acompanhante de pessoa com necessidades específicas, maiores de 65 anos e menores de 25 anos